Calopsitas




Informações sobre a ave
Calopsita é uma linda ave de origem australiana bastante difundida no mundo todo, inclusive aqui no Brasil já há bastante tempo! No seu habitat natural, costuma viver em regiões desérticas, chegando a viajar quilômetros de distância, em bandos, a procura de alimento, próximo às águas dos rios.




Predominantemente cinza na Natureza, ao longo do tempo foram surgindo variedades em sua coloração pelas mãos do Homem, o que chamamos de "mutações".



Realmente a Calopsita é muito especial! Seu jeito curioso e amigável, sua inteligência, deixam-nos encantados! A facilidade em reproduzir sons, assobiar, imitar palavras, e de ser domesticada, faz com que, cada vez mais, pessoas busquem nesse pássaro um animal de estimação! Veja a seguir algumas dicas de como melhor se relacionar com sua ave, e aprender um pouquinho a conhecê-la!

CARACTERÍSTICAS
 

Nome/Espécie : Calopsita (no Brasil)
Caturra (em Portugal)

Cockatiel (na língua inglesa)

Perruche calopsitte (na língua francesa)

Lorito de Copete (na Espanha)

Família : Cacatuidae

Ordem : Psittaciformes

Origem : Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.

Caracteristicas : A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.

Tamanho : 30 cm (em média, quando adultos)

Peso : 85-120 gramas

Longevidade : variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente

Maturidade sexual : por volta dos 12 meses de vida

Reprodução : ano todo

Postura : 3 a 7 ovos (média)

Incubação : de 18 a 23 dias

Observação importante :

Pela legislação ambiental brasileira, a calopsita é considerada ave doméstica, conforme portaria nº 93 do Ibama.

Aves domésticas são aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estrita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Portanto, a calopsita não é uma ave cuja criação, comércio e posse é controlado pelo IBAMA.

JOHN GOULD

A calopsita, pássaro de origem australiana, foi descrita pela primeira vez em livros em 1792, mas apenas no século XIX é que americanos e europeus a conheceram de perto.

Até então, a Austrália era um continente ainda não desbravado, que servia para colônias penais inglesas, e dentre os primeiros colonizadores estavam o ornitólogo e taxidermista inglês, John Gould e sua família. Ele catalogou centenas de espécies naquela região, muitas ainda desconhecidas até então, e é a ele creditado ser a primeira pessoa a levar a calopsita para fora da Austrália, contribuindo dessa forma para a divulgação da espécie.

Gould deu o nome à calopsita de "cacatua-papagaio". Naquela época, Jamrach, um dos mais sucedidos importadores de aves exóticas da Inglaterra, deu um nome diferente àquela ave de porte mediano com crista no alto da cabeça : "cockatiel" baseado na palavra holandesa "kakatielje" que significa cacatua. Na Austrália é conhecida como Quarrion (nome aborígene) ou Weero.





Em 1864, a calopsita já se tornara bem conhecida na Inglaterra como animal de estimação e em 1884, entre criadores europeus.

A primeira mutação (arlequim) surgiu nos Estados Unidos, em 1951. A mutação pérola apareceu inicialmente na Alemanha, em 1967. Os canelas, na Bélgica em 1968, seguidos dos fulvos.

UM POUCO DE JOHN GOLD

* 1804 + 1881 - John Gould

John Gould é reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores e ilustradores ornitológicos do século 19. Nascido em 14 de setembro de 1804, na Inglaterra, desde cedo já tinha predileção pela história natural, seu maior incentivo foi por intermédio de seu pai, jardineiro de Windsor, a quem o auxiliava. Gould não possuia formação universitária, todo seu conhecimento foi obtido através de experiência e observação.

Em 1827, já muito envolvido com o estudo das aves e a taxidermia* (arte de embalsar animais para fins científicos), aceitou o convite para ser curador do Museu de Zoologia de Londres. Seu trabalho permitiu-lhe estar em contato com naturalistas e ter acesso a descoberta de novas coleções de espécimes recém descobertas que eram enviadas ao Museu por colecionadores do mundo todo, muitas delas nunca vistas antes na Europa.

No mesmo ano, casou com Elizabeth Coxen que se tornaria sua parceira na produção de uma longa série de monografias da história natural. Juntos produziriam seu primeiro livro sobre as aves baseado em uma coleção de peles recebidas pelo Museu das colinas do Himalaia. O livro foi publicado em volumes entre 1830 e 183 sob o título A Century of Birds Hitherto Unfigured from the Himalaya Mountains.

Elizabeth produzia uma grande parte dos desenhos de plantas, aves e mamíferos, enquanto Gold dedicava-se ao trabalho de observação e elaboração dos rascunhos. Esses desenhos eram posteriormente coloridos em processo litográfico. Gold era muito minucioso nas descrições dos espécimes e seus hábitos. Incapaz de encontrar uma editora para este primeiro livro, Gould publicaria por conta própria, não tão somente esta como as que viriam depois, tornando-se um empresário de sucesso.

* 1804 + 1841

Retrato de Elizabeth Gould pintado à óleo por artista desconhecido, depois de sua morte.

Ela está segurando em sua mão o exemplar de uma calopsita, seu animal de estimação, trazida de sua viagem à Austrália.

(*) Taxidermia é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976). É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, vem como uma importante ferramenta nesse processo conservacionistas, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade e como principal objetivo, o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.





















Em busca de novas e diferentes espécimes de aves, Gould esteve em diversos continentes. Em 1838, John Gould e sua esposa viajaram para Austrália num intenso trabalho que durou 2 anos. John incansavelmente explorou milhas de distância em direção ao interior do continente, e dois de seus assistentes perderam suas vidas nessa expedição. Este acervo litográfico, distribuído em 7 volumes, faz parte de BIRDS OF AUSTRALIA.

Página interna do volume I

Birds of Australia

Aqui a descrição da calopsita, chamada por ele na época de cockatoo-parrakeet .

Sua coleção de placas retrata a história natural é considerada por muitos como o melhor trabalho de ilustração de aves. Durante sua carreira, John Gould produziu algo em torno de 3.000 peças (placas) em 49 volumes retratando as aves e mamíferos de todo o mundo. Gould contou com a colaboração de outros artistas, principalmente após a morte de Elizabeth. O célebre artista e humorista Edward Lear foi um deles, e é de sua autoria inclusive a produção de 150 peças. Gold também escreveu mais de 300 artigos científicos e identificou 377 espécies de aves. Das 745 estimadas espécies que vivem na Austrália, 44% delas foram identificadas por Gould. A estimativa é a de que Gould descreveu entre 300 a 328 aves e 45 mamíferos do continente australiano.

A técnica aplicada para a produção dessas impressões (litografia) exigia um cuidadoso trabalho técnico e artístico. Os esboços originais de Gould eram transferidos para pedra com o uso de lápis especiais ou giz. Os desenhos eram imprimidos manualmente a partir das pedras, e a cada impressão eram coloridos à mão. Como essas impressões eram muito caras na época, somente poucas centenas de pessoas ou instituições podiam adquirí-las, daí a razão de sua raridade.

Gould morreu em 1881 deixando um legado inestimável de beleza e conhecimento científico. Escolheu seu próprio epitáfio : "John Gould, o homem pássaro".


Calopsitas Selvagens
Nas planícies das regiões áridas e semi-áridas da Austrália, a Calopsita encontra seu habitat. 

Vista sempre aos bandos na natureza, a calopsita é encontrada nos mais diferentes tipos de habitat, mais comumente no interior do continente, desde as florestas abertas até regiões semi-áridas, e terras agrícolas, geralmente próximos a vales onde possa encontrar água com mais facilidade. São igualmente vistas em regiões com fazendas e parques, jardins, rodovias próximos de cidades.



A quantidade de calopsitas que fazem parte do bando pode variar de poucas dezenas a várias centenas delas. Os machos e fêmeas vivem juntos dentro do mesmo bando.




Os bandos de calopsitas são bem ruidosos ao se deslocarem de um local a outro, e tem como objetivo permitir que seus membros se ouçam, assim é possível alertar uns aos outros dos perigos eminentes, principalmente dos ataques dos falcões, seu maior predador.





No norte da Austrália, as calopsitas são extremamente nômades, em constante busca por alimentos e árvores (veja este vídeo!) onde possam servir de moradia.















Ao sul, são aves migratórias entre os meses de agosto e setembro, permanecendo nesse período para reprodução até março do ano seguinte, período que o alimento é abundante.




As calopsitas são pássaros ágeis e rápidos, voam aproximadamente a 60km por hora, por isso podem alcançar milhas de distância em poucos minutos.





O principal alimento das calopsitas na natureza são as sementes de árvores e de gramas e as culturas agrícolas, particularmente o trigo. Após alimentarem-se, têm como hábito descansarem nas árvores mais próximas.














O calor na Austrália pode tornar-se extremamente intenso no meio do dia, nesse período as calopsitas procuram sombras e permanecem inativas por uma ou duas horas, cochilando ou dormindo de forma intermitente, para logo em seguida, sairem em busca de água, em direção a rios ou lagos. Após isso, voltam a alimentar-se retornando aos seus abrigos antes do entardecer.




As calopsitas são conhecidas por estarem em constante alerta, logo alçando vôo caso se sintam ameaçadas.















Normalmente, as calopsitas já estão ativas antes mesmo do nascer do sol, reiniciando então suas viagens em busca de alimento e água.

















As calopsitas se sentem atraídas por uma espécie de eucalipto (eucalyptus camaldulensis) principalmente para seus ninhos que são feitos nos buracos dessas árvores.




Para as calopsitas em época de reprodução, o dia a dia é um pouco diferente e bem cansativo. O casal precisa incubar os ovos, e tomar conta dos filhotes, tarefas estas que são divididas. Geralmente a fêmea permanece no ninho na maior parte do dia, enquanto o macho sai em busca de alimento. À noite, o macho fica com as tarefas de incubar e alimentar a prole. O ninho é feito em buracos de árvores mortas e a postura varia entre 2 a 7 ovos.

casal inspecionando local para fazer ninho

























As calopsitas na natureza começam a reproduzir-se antes mesmo de 1 ano de vida, a mortalidade de filhotes é alta durante as primeiras semanas de vida e a maioria não atinge idade adulta para reprodução.  Somente os mais fortes sobrevivem e alcançam essa fase. 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES 



1) HIGIENE : Aves com fome não descartam das vasilhas os alimentos deteriorados, nem água suja, por isso a higiene é primordial e a troca tem de ser feita diariamente.

 
2) ESPIRRO : Um espirro ou outro num dia é normal.  Geralmente os espirros vêm em sequência, e secos.  Os espirros podem ser decorrente de pó, cheiro de perfume, produto de limpeza, próximo à ave. Quando as narinas ficam úmidas e espirros seguidos várias vezes ao dia, podem indicar que a ave esteja resfriada.

 
3) RESFRIADO : O resfriado nas aves é quando o narizinho está úmido, às vezes chega a umidecer as peninhas ao redor do narizinho. Elas costumam espirrar também com frequência, especialmente quando estão se limpando com o bico. 
O resfriado nas aves geralmente é causado por uma infecção bacteriana, ao contrário do ser humano, que é viral.  
 Quando há formação de pus, pode formar um crosta amarelada em uma ou nas duas narinas. Ao contrário do que acontece com a gente, que o resfriado é viral, nas aves o resfriado é o primeiro sintoma de uma doença geralmente de origem bacteriana, e não é difícil que se desenvolva para penumonia. Algumas vezes, conseguimos ouvir um "chiado" vindo do peito. Por isso, se sua calopsita está com corrimento nasal, recomendamos levá-la imediatamente a um veterinário.

Se a ave está apenas espirrando e o narizinho está sequinho, pode ser outra coisa, geralmente de pouca gravidade (odores, poeira, etc).
 
4) BOCEJO : Muita gente fica preocupada com os bocejos, achando que a ave está engasgada ou doente, mas é um movimento que quase todas as calopsitas fazem, algumas mais, outras menos.


5) PENAS QUEBRADAS : A quebra de penas, em especial as do rabo, geralmente é devido ao tamanho e formato da gaiola, bem como da forma que os poleiros estão disponíveis dentro do mesmo.  Isso também ocorre em aves mansas que andam pela casa, que se debatem nas gaiolas, podendo ocorrer, inclusive, sangramento. 

Para estancar o sangue, pressionar o local usando uma gase, ou algodão.  As penas que sangram são as que ainda tem o aporte sanguíneo, que estão em fase de crescimento.  Muitas vezes é necessário arrancar a pena com o canhão para estancar o sangue e evitar inflamação. 
Penas quebradas somente são renovadas na próxima muda de penas, ou se a própria ave arrancar.  Para agilizar o crescimento de uma nova, somente arrancando a pena com o canhão, segurando bem firme pela base e puxando bem rapidamente para ave nao sentir dor. 
 
Seguem abaixo ilustrações para melhor entendimento :
 



 
(imagens fornecidas por Eliana dos Santos Bertolazzi - RJ)

 
6) ARRANCANDO PENAS : As causas são diversas :

     -  de ordem física/orgânica :
 
  •   dieta alimentar
  •   piolhos/ácaros (parasitas) de pena
  •  endoparasitas (giardíase), diagnosticado em exame de fezes
  •  alergia a produtos diversos (químicos, de limpeza, etc), fumaça de cigarro, alimento, etc .
     
      -  de ordem comportamental : 
  • estresse devido ao espaço que a ave está alojada
  • briga entre machos
  • macho querendo acasalar com a fêmea
  • quando a ave arranca suas próprias penas : estresse por solidão (vive sem companhia, perda de parceiro, falta de atenção de seu dono), proporcione à sua ave brinquedos, outra ave para companhia
  •  fase de muda de penas.

     
7) REGURGITAÇÃO 
 
Existe diferença entre vômito e regurgitação. A regurgitação é a devolução do alimento não digerido.
 
As aves costumam regurgitar alimento nas seguintes situações :
a)  Para seu parceiro, como prova de afetividade e na época de reprodução.
b)  Decorrente de patologias no papo (candidiase, vermes, etc.)
c)  Alimentação ingerida, nesse caso, desconfie da mistura de sementes oferecida, e efetue a troca por uma nova, retirando o girassol;  desconfie da ração extrusada e suspenda momentaneamente; ofereça Hidrovit ou produto similar para dar hidratação à ave.
Muitas vezes a ave  põe para fora o alimento, fica um pouco amuada mas logo volta a ficar ativa, etc., e isso é um bom sinal, mas se sua ave estiver ofegante, ingerindo muita água, é sinal que a intoxicação foi mais grave, e aí precisaria a ave ser medicada, o melhor é levar a ave a um veterinário urgentemente (dica, o Merceptron é muito bom para intoxicações em situações que o fígado não foi atingido).
 
 
8) MACHUCADO NAS ASAS
  
Quando há penas em crescimento na asa e a ave se machuca batendo-as contra a grade da gaiola, na parede, ou numa queda, os canhões acabam se quebrando e sangram.  As penas em crescimento recebem aporte sanguíneo, e o canhão que é através dele que a pena nasce, fica cheio de sangue, daí a razão do sangramento nesses acidentes.
 
Se a calopsita ficou muito estressada a situação, e o sangramento é pouco, evite pegá-la. Deixe-a descansar, e após um ou dois dias, volte a verificar o machucado. 
 
Quando o sangramento é intenso (demora a estancar), temos de pegar a ave na mão e, bem delicadamente (podendo envolvê-la numa toalha), abrir a asa comprometida, e tentar arrancar o canhão quebrado (com uma pinça é mais fácil), pois dessa forma o sangramento pára mais rapidamente.  Outra alternativa aplicar na região um estanca-sangue (se não tiver na hora, não tem problema) e pressionar com um algodão seco ou gase durante uns 10 minutos.  Depois desse tempo, tire o algodão devagar e veja se parou de sangrar.  Caso não tenha parado, faça mais compressa com o mesmo algodão, dessa vez apertano mais forte. 
 
Somente limpe a região no dia seguinte, mais de 24 horas depois de o sangramento ter parado, com água morna. 
 
É normal a ave ficar tristonha até se recuperar do susto.  Se a calopsita ficou muito estressada e o sangramento é pouco, evite pegá-la. Deixe-a descansar, e após um ou dois dias, volte a verificar o machucado. 
 
Indicamos ter em casa pó antisséptico AH, da empresa Limpinho, utilizado por veterinários para estancar sangramento quando se corta unhas de cães e gatos.
  
 
9) MACHUCADOS NA PELE
  
Para estancar sangue decorrente de machucados em outras partes do corpo, faça uma compressa com algodão seco por 10 minutos, isso diminui a circulação da região facilitando a formação de coágulo.  Faça limpeza apenas com água, podendo ser usado o Merthiolate (dependendo do tamanho do corte), que não arde e é bom para feridas, pois não atrapalha a cicatrização.  
Nada de passar pó de café, porque em contato com algum nervo lesionará o mesmo irremediavelmente.

2 comentários:

  1. e muito legal a vida delas ede como sao espertas tenho uma e ela adora ficar no meu colo e dormir comigo e fato dela ter 3cm nao esplica nada ela e muito apegada a mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjsssssssssss para ela as calopisitas!!!!!

    ResponderExcluir