17 de out. de 2010

Raças de agapornis(com imagens)

AGAPORNIS PERSONATA












Agapornis Personata... (ou Inseparável de Máscara)


Nome em Latim: Agapornis personata.

Origem: Nordeste da Tanzânia, Nairobi e Quénia, Dar es Salaam e Mombaça. Foi descoberto em 1793 e trazido para a Europa por volta de 1860.

Características: O mais colorido de todos os Agapornis: cabeça quase preta ou castanho-escuro, olhos envolvidos por um círculo branco sobressaindo da cabeça, peito amarelo vivo, resto do corpo verde com penas sobre-caudais azuis. Bico vermelho. Os filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, principalmente na cabeça, e marcas escuras no bico.

Comprimento total e peso: 15cm e 48 a 55g.

Dimorfismo sexual: Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor, embora o tom um pouco mais desvanecido da cor da cabeça indique normalmente que se trata de uma fêmea.)

Habitat natural: Na folhagem das acácias e dos embondeiros, nas estepes com árvores isoladas, e nas pradarias até uma altitude de 1700 m.

Modo de vida: Normalmente em colónias. Acasalam de Março a Agosto. Nidificam em troncos ocos dos embondeiros e ninhos abandonados de andorinhão. Preferem o córtex para a construção dos seus ninhos. Estes, normalmente são perfeitos, tapados e cobertos.

Alimentação: Sementes de relva e de plantas e invadem milheirais e searas.

Comportamento: Temperamento manso, mas preferem a companhia dos da sua espécie.

Criação: Mais difícil do que a dos Roseicollis. Em viveiros ou em gaiolas. Postura: 4 a 6 ovos, por vezes mais. Incubação: 21-22 dias. As crias abandonam os ninhos aos 40 dias. A plumagem das crias é mais baça e a base da mandíbula superior é negra. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 6 meses. O macho alimenta as crias desde o primeiro dia.

Mutações: Lutinos, azuis (desde 1927), amarelos (desde 1935/Califórnia), brancos (desde 1947/Japão), cobalto, malva, face laranja, branca, vermelha, amarela, canela, violeta, azul-pastel, arlequim (diversas pintas), etc., e variantes de cruzamentos com Fisheris e Roseicollis.

Particularidades: A fêmea é maior do que o macho.
 

 

 






Agapornis Fischer... (ou Inseparável de Fisher)


Nome em Latim: Agapornis Fisheri.

Origem: Norte da Tanzânia.

Características: Fronte, faces e garganta de cor vermelho-alaranjada, nuca acastanhada, olhos envolvidos por um círculo branco sobressaindo da cabeça, peito amarelado e parte superior da cauda azul. As restantes partes do corpo são de cor verde. Bico vermelho. Os filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, principalmente na cabeça, e marcas escuras no bico.

Comprimento total e peso: 14cm e 46 a 52g.

Dimorfismo sexual: Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor)

Habitat natural: Nos planaltos interiores da Tanzânia do Norte. Nas savanas das terras altas (entre 1000 e 1700 m), com árvores, mas também se encontram em terrenos cultivados.

Modo de vida: Acasalam no exterior. Aproveitam ninhos abandonados de tecelões. A fêmea faz ninho com abóbada.

Comportamento: Mais sociáveis que os Personatas.

Criação: De Maio a Julho. Em viveiros ou em gaiolas. Postura: de 3 a 5 ovos, normalmente. Incubação: 22 dias. As crias começam a voar aos 35-37 dias. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 6 meses.

Mutações: Amarelos (desde 1942), azuis (desde 1957/África do Sul), e em cativeiro, lutino, cobalto, malva, etc..

Particularidades: Ameaçado de extinção. Características genéticas muito parecidas com as dos Personatas, no entanto bem diferenciados pelo fenótipo. É vulgar os Fischers passarem por Personatas, e vice-versa, quando surge uma nova mutação, como a Azul, por exemplo. A mutação Violeta, dos Personatas, também já existe, com grande pureza, nos Fischers. Da mesma forma, os Ricardo e os Brancos de Olhos Negros, surgidos nos Fischers, também já foram transferidos para os Personatas. 

Agapornis Roseicollis

Agapornis Roseicollis... (ou Inseparável de Angola)(ou Inseparável de Face Rosada)


Nome em Latim: Agapornis roseicollis roseicollis.

Origem: Sudoeste da África (Namíbia e Sudoeste de Angola). Estepes e savanas até 1600 mt de altitude.

Características: Face em tom salmão-rosado, região da rabadilha azul e o resto do corpo de cor verde. O bico em tom marfim-claro. Os filhotes possuem uma mancha preta no bico, e não apresentam coloração na testa como os adultos.

Comprimento total e peso: 15-17cm e 50g (fêmea) e 45g (macho).

Dimorfismo sexual: Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor)

Habitat natural: Locais secos e áridos, estepes e savanas das terras baixas, até uma altitude de 1600 m, e também em regiões montanhosas. Procuram lugares com água nas proximidades.

Modo de vida: Normalmente em colónias. Acasalam de Janeiro a Março (a estação das chuvas). Além dos seus próprios ninhos, também aproveitam ninhos abandonados de outros pássaros. As fêmeas transportam o material de construção dos ninhos nas penas do dorso e da rabadilha. O ninho pode ser perfeito, tapado e coberto, como os dos Personatas, ou simplesmente apenas o chão forrado, quando escasseia o material para a sua confecção.

Alimentação: Adoram searas, mistura de piriquitos, fruta, cenoura, espinafre, agrião e papa de criação.

Comportamento: Alguma agressividade para com outros pássaros, mas sociáveis entre si. De entre todos os Inseparáveis, estes são os que melhor se adaptam.

Criação: Muito fácil. Em viveiros ou em gaiolas. Postura: 4 ou 5 ovos. Incubação: 22 dias. As crias saem dos ovos com um peso de 3g e começam a voar ao fim de 40 dias. São um pouco mais claras, e a ponta do bico é negra. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 6 meses.

Mutações: Amarelo, azul, azul-pastel, lutino, creme, verde-escuro, multicolor, e muitas outras com face rosada, face branca, face laranja, etc.. Uma das mutações mais bonitas são os Golden Cherries de cor amarela-viva, com a sua face vermelha e a rabadilha azul. Desde 1950 que se conhecem estas mutações de cores.

Particularidades: A fêmea é maior do que o macho. Nesta espécie existem hoje 14 mutações fixadas e definidas.



 Agapornis Cana
 








Agapornis Cana... (ou Inseparável de Madagáscar)


Nome em Latim: Agapornis cana cana

Origem: Ilha de Madagáscar e ilhas Rodriguez, Comores, Seychelles, Maurícias e Zanzibar.

Características: Nos machos, o ventre e a cabeça são cinzento-claros, enquanto a face superior do corpo é verde-escuro, sendo a parte inferior em tom amarelo-esverdeado. As fêmeas têm o corpo todo verde. Bico cor de marfim. Os filhotes apresentam bico amarelado com base preta, podendo ter o sexo identificado ao surgirem as primeiras penas.

Comprimento total e peso: 13-14cm e 24 a 25g.

Dimorfismo sexual: Existe. Macho e fêmea têm cores diferentes.

Habitat natural: Planícies costeiras com bosques e arvoredo, até uma altitude de 1000 mt.

Modo de vida: Vivem em pequenos grupos (5-10 pássaros). Gostam de aproveitar ninhos alheios, de papagaios australianos ou de periquitos ondulados. Como material para os ninhos, as fêmeas transportam pedaços de córtex nas penas da rabadilha e do dorso. Também utilizam pequenos ramos e até as próprias penas.

Alimentação: Procuram comida no solo, sementes e ervas, e invadem os arrozais em grandes bandos. As espigas de painço secas ou germinadas são muito apreciadas.

Comportamento: Muito tímidos e assustadiços. A fêmea é insociável, pelo que se devem manter em casais. Sensíveis ao frio (- de 10º). Gostam de dormir no conforto dos ninhos, mesmo fora do acasalamento.

Criação: Não é fácil. Gostam de acasalar durante o nosso Inverno. Postura: 4-5 ovos. Incubação: 21-22 dias. As crias nascem cobertas de penugem branca e começam a voar ao fim de 45 dias. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 4 ou 5 meses.

Mutações: A única mutação de que se tem notícia é o Arlequim.

Particularidades: É o mais pequeno de todos os Agapornis. Proibição de exportação. Relativamente raros de encontrar no comércio. É a única espécie de Agapornis cujo habitat natural não é no Continente Africano, mas sim na Ilha de Madagáscar.

 
Agapornis Taranta






 
Agapornis Taranta... (ou Papagaio da Montanha)(ou Inseparável da Abissínia)


Nome em Latim: Agapornis taranta.

Origem: Eritreia e terras altas da Etiópia, a uma altitude entre os 1300 e os 3200 mt acima do nível do mar.

Características: Os machos têm a fronte (testa) vermelha. Normalmente, as rémiges, bem como as penas da parte inferior das asas, são pretas (por vezes também verdes). As fêmeas são todas verdes. Ambos têm o bico vermelho. Os filhotes são semelhantes às fêmeas adultas, mas os machos podem ser reconhecidos pelas penas escuras por debaixo das asas.

Comprimento total e peso: 17cm e 60 a 65g. É o maior de todos os Agapornis.

Dimorfismo sexual: Existe. O macho tem fronte vermelha. Esta começa a aparecer por volta dos 100 dias de vida.

Habitat natural: Preferem regiões arborizadas.

Modo de vida: Formam pequenos grupos de 6 a 10 cabeças. Normalmente, os ninhos são feitos em troncos ocos das árvores, para onde as fêmeas transportam, nas penas do dorso e da rabadilha, pedaços de folhas e de ramos, bem como ervas.

Alimentação: Sementes de girassol, cânhamo e aveia. Adoram figos frescos, bagas de zimbro, maçãs, peras e painço.

Comportamento: Suportam melhor o frio do que as outras espécies, bem como a presença humana. No entanto, as fêmeas são agressivas na defesa dos seus ninhos.

Criação: Acasalam de Novembro a Fevereiro. Postura: 3 a 6 ovos. Incubação: 26-27 dias, ou um pouco mais (pode ir até aos 29 dias). Fazem apenas uma criação por ano. O desenvolvimento das crias é bem mais lenta que nas outras espécias: começam a voar ao fim de cerca de 7 semanas de vida. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 9 meses de idade.

Mutações: Factor escuro. Verde-escuro, azul e canela, mas não é fácil outra cor que não a verde.

Particularidades: O macho é normalmente maior do que a fêmea. De negativo, a fêmea arranca as suas próprias penas, bem como ao macho e aos filhos. Proibição de exportação da Etiópia. Também conhecido por Agapornis da Abissínia. Raros de encontrar no comércio. São aves tímidas.


Agapornis Pullaria


Agapornis Pullaria... (ou Inseparável de Face Vermelha)


Nome em Latim: Agapornis pullaria pullaria.

Origem: Desde a Guiné e Serra Leoa até ao sudoeste da Etiópia, Uganda e noroeste de Angola.

Características: Fronte e faces de cor vermelha-alaranjada, rabadilha azul-clara e corpo verde-claro. Nos machos, as penas da parte inferior das asas são pretas, enquanto nas fêmeas são verde-acinzentadas. Também nas fêmeas a cor laranja é ligeiramente mais pálida. Em ambos o bico é cor de laranja. Os filhotes são semelhantes às fêmeas, porém com a face um pouco mais pálida e manchas pretas no bico.

Comprimento total e peso: 14-16cm e 38 a 42g.

Dimorfismo sexual: Existe. O macho tem penas pretas na parte inferior das asas. A plumagem da face das fêmeas é um pouco mais alaranjada do que nos machos, que possuem a face vermelha.

Habitat natural: Em pradarias abertas e clareiras de florestas, até uma altitude de 1300 mt.

Modo de vida: Nidificam em formigueiros (térmitas), onde as fêmeas escavam buracos para fazerem os seus ninhos, os quais são forrados com ervas e pedaços de córtex. A temperatura é constante, rondando os 30ºC.

Alimentação: Sementes de relva, bagas e frutos, bem como visitas frequentes aos milheirais maduros. Também gostam de comer larvas de formigas e bichos da farinha. Não são grandes apreciadores de girassol nem de cânhamo, ao contrário de outras espécies.

Comportamento: ...

Criação: É o mais sensível e difícil de procriar em cativeiro. Em caixas, deve usar-se turfa calcada. É preferível troncos escavados. Acasalam em duas épocas, consoante a sua localização: de Maio a Julho, a leste do seu habitat; em Setembro e Outubro, a oeste. Postura: 4 a 7 ovos. Incubação: 23-24 dias. As crias começam a voar ao fim de 45 dias. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 4 meses.

Mutações: Azuis e lutinos, mas não é muito vulgar.

Particularidades: Difícil importação. Relativamente raros de encontrar no comércio e/ou em exposições.


Agapornis Nigrigenis



Agapornis Nigrigenis... (ou Inseparável de Face Negra)


Nome em Latim: Agapornis nigrigenis

Origem: Sudoeste da Zâmbia, Nordeste da Namíbia e do Botswana e parte ocidental do Zimbabué.

Características: Fronte e parte superior da cabeça de cor castanha-escura com uns laivos avermelhados. Garganta e parte da frente do peito, cor de laranja. A parte superior da cauda é verde. O resto do corpo é verde. Bico vermelho. Não confundir com os Personatas. Os filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, e bico laranja com a ponta vermelha.

Comprimento total e peso: 13-15cm e 47 a 49g (fêmea) e 37 a 39g (macho).

Dimorfismo sexual: Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor)

Habitat natural: Nas margens arborizadas dos rios, como o rio Zambeze e as cataratas Victória, a altitudes entre os 600 e os 1300 mt.

Modo de vida: Pouco se sabe.

Alimentação: Adoram milheirais, onde provocam frequentes estragos.

Comportamento: Suportam outras espécies, mas em grandes espaços livres.

Criação: Bons criadores. São dos Agapornis mais fáceis para criar. Em viveiros ou em gaiolas. Podem acasalar em colónias, por vezes ocupando ninhos de outros pássaros. Postura: 4 a 7 ovos. Incubação: cerca de 23 dias, por vezes menos. As crias começam a voar ao fim de cerca de 33-35 dias de vida. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 6 meses.

Mutações: Em cativeiro, lutino e azul.

Particularidades: Espécie ameaçada de extinção. Difícil encontrar raça pura. A fêmea é mais pequena do que o macho. Macho e fêmea incubam os ovos. Foi uma das últimas espécies de psitacídeos a ser descoberta, tendo sido descrita apenas em 1906.


Agapornis Liliane









Agapornis Lilianae... (ou Inseparável de Nyasa)


Nome em Latim: Agapornis lilianae

Origem: Sul da Tanzânia, Norte do Zimbabué, Leste da Zâmbia e Noroeste de Moçambique. O seu principal habitat situa-se no Malawi.

Características: Parte superior da cabeça e garganta de cor vermelha-alaranjada. A parte superior da cauda é verde, ao contrário da dos Fischers, que é azul. A restante plumagem é verde. Os filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, e marcas escuras no bico.

Comprimento total e peso: 13-14cm e 42 a 44g (fêmea) e 40 a 42g (macho).

Dimorfismo sexual: Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor)

Habitat natural: Nas margens do Lago Niassa e em locais onde haja água próximo, como nos terrenos baixos e arborizados do rio Zambeze. Vivem em grupos de 20 a 100 aves.

Modo de vida: Nidificam em troncos ocos e em ninhos abandonados de tecelões. Como material para o ninho utilizam folhas de palmeira, tiras de córtex e ramos finos. Em caixas, preferem as verticais.

Alimentação: Sementes de relva, verduras, flores ricas em néctar, rebentos, bagas, frutos e sementes de árvores.

Comportamento: Sensíveis a constipações, se sujeitos a temperaturas inferiores a 10ºC. Toleram bem a presença de outros pássaros.

Criação: Fácil, pois são bastante férteis. Em viveiros ou em gaiolas. Acasalam de Dezembro a Março. Postura: 4-5 ovos. Incubação: 22 dias.

Mutações: Conhecem-se as variantes amarela e a azul.

Particularidades: Pouco comercializadas. Também conhecidos por Agapornis Nyasa.

 
Agapornis Swinderniana (extinta ou praticamente extinta)



Agapornis Swinderniana... (ou Inseparável de Swinderen)


Nome em Latim: Agapornis swinderniana swinderniana

Origem: Libéria, Camarões, Gabão, República Democrática do Congo (antigo Zaire) e Uganda.

Características: Peito amarelado com faixa normalmente de cor preta à volta do pescoço. Corpo verde intenso. Bico preto.

Comprimento total e peso: 13-14cm.

Dimorfismo sexual: Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor)

Habitat natural: Regiões arborizadas.

Modo de vida: Frequentam as copas das árvores. Nidificam nos buracos daquelas e nos ninhos das formigas que nelas vivem.

Alimentação: Figos e searas.

Comportamento: Pouco se sabe.

Criação: Acasalam em Julho. Não é criado em cativeiro por só comer um tipo de figo nativo.

Mutações: Não se conhecem.

Particularidades: Muito pouco comercializado e raramente sobrevive ao período de quarentena.






ESPECIES DE AGAPORNIS

Origem: África

Longevidade: até 15 anos

Reprodução: 12 filhotes/ano, por casal

Número de Espécies Conhecidas: 9

Mutações: Inúmeras

Espécies mais Comuns:
  • Agapornis roseicollis











  • Agapornis personata












  • Agapornis fischeri
 












  • Agapornis nigrigenis

 












  • Agapornis lilianae


Agapornis - Diferenciação entre as Espécies
Por: Servacio de Brito - © 2001
Caracteristicas Gerais:

1) Plumagem do corpo: A cor original do agapornis selvagem é verde. No estágio atual há duas classes de coloração: verde e azul. A partir destas surgiram outras cores e matizes como: verde musgo, amarelo, azul claro, azul escuro, cinza e outros.
Caracteristicas que diferenciam as espécies:

1) Máscara: compreende a coloração da plumagem da face, cabeça e pescoço (babador)
2) Anel: trata-se de um círculo branco carnudo em volta dos olhos.
3) Diformismo sexual: quando machos e fêmeas podem ser distinguidos pela sua aparência.
ESPÉCIEMÁSCARAANELDIFORMISMOCOMENTÁRIO
A. personataNegra. Colar em volta do pescoço e babador de cor clara (amarelo-limão ou cinza)SimNão
A. fischeriLaranja brilhante. Na classe azul a máscara é branca.SimNão
A. lilianaeLaranja escuroSimNãoOlhos de cobra: Pupila clara e Iris escura
A. nigrigenisCabeça marrom. Bochecha negra. Peito laranjaSimNão
A. roseicollisPêssego - RosadaNãoNãoO mais comum
A. canusCinzaNãoSim
A. pullarisVermelhaNãoSim
A. tarantaTesta laranjaNãoSim
A. swindernianusVerde claroNão-Pouco conhecido
Hibridação:

Pelo cruzamento entre espécies diferentes obtem-se a transferência de caracteristicas genéticas para os descendentes, criando-se assim as mutações. A espécie roseicollis é a que possui maior numero de mutações, ou seja, suas caracteristicas são as que predominam nas mutações em que participa. Por esta razão é a espécie preferida para criação de novos tipos.
Iniciar a criação de Agapornes
Por: Servacio de Brito - © 2001
Escolha um tipo de agaporne que lhe agrade. Peça mais informações na loja de pássaros. Para ajudar na escolha, segue algumas caracteristicas da ave.

O agaporne é parecido com o periquito, porém um pouco maior. Vive em plena atividade: vôa, canta, corta materiais, dependura-se, anda pelo chão etc. Apesar dos agapornes serem bígamos, o acasalamento chama bastante a atenção. Os casais, sempre juntos, coçam-se e trocam comida de bico a bico.

O agaporne mais comum é de cor verde, face e pescoço vermelhos e bico branco. Existem várias espécies e colorações da plumagem. As cores mais encontradas são: verde, amarela, azul e seus matizes. Também o bico sofre variações de coloração. O acasalamento de tipos diferentes fornecerá filhotes mesclados, criando muitas possibilidades de matizes.

O melhor do agaporne é a sua tagarelice, ou seja, o seu canto, o seu palrear. Por isto não vale a pena ter um só. Tenha alguns, ou melhor, prefira casais. Estando felizes estarão tagarelando.

Na loja de pássaros, o vendedor identifica o macho e a fêmea. Para ele não é dificil. A técnica consiste em segurar a ave com uma das mãos e com a outra apalpar o seu ventre. Sendo fêmea sente-se o "oveiro"

Para criar o agaporne, considero que a melhor opção é um "viveiro". Por se tratar de um pássaro de porte graúdo, ele requer algum espaço para mostrar toda a sua vivacidade e beleza. Por isto, jamais recomendaria gaiola.

Para instalação de um viveiro, há duas alternativas:

a) Viveiro pronto, construido com grades de arame, vendido nas lojas. Os tamanhos mais comuns são para um e dois casais. São encontrados vários modelos, inclusive modelos decorativos.

b) Viveiro a ser construido em sua propriedade, a seu gosto. Neste caso, veja na próxima página, algumas dicas sobre "Como Construir um Viveiro para Agapornes".