15 de jul. de 2011

Calendário do Criador

PROGRAME-SE

Calendário do Criador

Janeiro

Se efetuam as últimas crias. O que năo se conseguiu até este męs, năo adianta continuar a tentar, pois as fęmeas estăo praticamente esgotadas pelo calor e pelo esforço da criaçăo. Convém ir preparando-se para a próxima muda, administrando para as fęmeas alimentos ricos em vitaminas, aveia, etc..., terá que cuidar que a água seja abundante e fresca e que os alimentos brandos năo cheguem a fermentar o pelo calor.

Fevereiro

Todos os utensílios que se usaram durante a época da cria e que năo serăo mais utilizados, serăo desinfectados corretamente e guardados para a próxima cria. Os exemplares estarăo em voadeiras, e devemos observar, seu vigor e estado de saúde. Alimentaçăo variada e rica em cálcio para que possam enfrentar o desgaste originado.

Março

Os canários estarăo em plena muda, năo deveremos perder de vista sobretudo os últimos filhotes que săo os mais débeis, assim como também os exemplares adultos, tratando de ajudá-los no transtornos da troca de penas, preservando-os de correntes de ar e mantendo uma abundante e variada alimentaçăo.

Abril

Męs de pouca atividade, os exemplares continuam nas voadeiras. Estarăo em sua maioria com suas novas plumas, e com a muda terminando.

Maio

Começa o frio, devemos agregar na comida alguns grăos dleginosos (níger, cânhamo, etc). Se iniciará seleçăo dos pássaros que poderăo ser candidatos a concurso, colocando-os em gaiolas individuais.

Junho

Chega o rigoroso inverno, a alimentaçăo será mais forte, pois o organismo consome grande quantidade de calorias. Observaremos com mais detalhe os que selecionamos para exposiçăo, mantendo-se em perfeita higiene.

Julho

Męs de exposiçăo. O canaricultor obterá o fruto de tudo que sonhou, năo deverá deixar-se levar por algum desengano, pois, em canaricultura sempre haverá algo de novo a se aprender, e a melhor forma de fazę-lo é corrigindo os fracassos realizados. E quanto ao cuidado com os exemplares, seguiremos com as indicaçőes dos meses anteriores, boa alimentaçăo e preservaçăo contra os rigores do inverno.

Agosto

Pode começar-se as tarefas de reproduçăo, se selecionarăo os casais tratando minuciosamente de que ambos componentes se completem de acordo com o que desejamos criar.

Setembro

Se o tempo ajudar, teremos fęmeas chocando e para os meados do męs, os primeiros filhotes, e dispensaremos cuidados especiais, alimentaçăo sempre fresca e variada, abundante e nutritiva. Se tratará no possível de năo molestá-los, apesar de vigiar constantemente em momentos oportunos, se os pais tratam os filhotes.

Outubro

A criaçăo estará em pleno apogeu, teremos filhotes emplunados e outros a sair dos ninhos; devemos estar atentos ao comportamento dos pais; pois alguns machos mais fogosos molestam as fęmeas, se isto ocorrer, deveremos entăo separá-los; por outro lado, pode dar-se caso de fęmeas que no afă de fazer uma nova cria, arranquem as penas dos filhotes, para confeccionar um novo ninho, deveremos entăo separar os filhotes com uma grade com espaço para a fęmea continuar a alimentá-los, até que passem a comer sozinhos.

Novembro

Neste męs tendo em conta as indicaçőes feitas para outubro, e quando a criaçăo segue em pleno apogeu, se cuidará que as águas sejam frescas e que os alimentos năo cheguem a fermentar-se, principalmente os brandos (păo com leite, etc). Năo devemos nos descuidar do fator higiene que é de suma impoprtância a esta altura do ano, pois poderá aparecer piolho e outros parasitas; teremos de nos assegurar também que ŕ noite os mosquitos năo molestem os canários, pois estes visitantes noturnos trazem sempre grandes transtornos.

Dezembro
Estaremos na terceira postura ou ninhada, alguns na Quarta. Observaremos como nos meses anteriores o estado dos alimentos e dos bebedouros. Se protegerá todos os pássaros do rigor do calor. Estaremos com os filhotes da primeira e Segunda ninhada nas voadeiras. Poremos atençăo especial no combate a prevençăo contra os piolhos para que năo ataquem as fęmeas, que deverăo estar extenuadas pelo esforço realizado.

Fernando Monteiro - HM 023 AOC

calendario os meses em que devem ser ministrados os medicamentos preventivos, como remedio de vermes... complexo de ferro, vitamina E, com verteza agregará muito ao artigo..
por exemplo...

janeiro

minitrar vermifugo

Março

ministrar complexo de ferro

julho

ministrar vermifugo

Agosto

ministrar vitamina E

Fernando Gazolla  

Nenhum comentário:

Postar um comentário