7 de out. de 2010

FAÇA VOCÊ MESMO


Comedouros Anti-Desperdicio
Um problema com que me deparei nas minhas voadeiras para as crias e no aviário foi o desperdício de comida.
Como não encontrei no mercado nada que solucionasse este problema (ou as que havia eram demasiado caras) resolvi construir eu os meus próprios comedouros anti-desperdício!


Construí comedouros com cerca de 7cm de profundidade e aproximadamente 10cm de largura, com madeira que aproveitei dos desperdícios das gaiolas de criação, como se pode ver na figura 1 (o comprimento foi de acordo com as necessidades de cada gaiola, tendo em atenção o número de aves que cada gaiola pode albergar).
Depois de construída a "caixa" preguei uma ripa ao comprido da mesma - figura 2. Esta ripa tem como objectivo prevenir que as aves pousem ou levantem voo directamente dentro do comedouro.

Outra coisa a ter em conta é nunca encher o comedouro a muito mais de meio da sua capacidade pois, em alguns casos, as aves entram lá dentro mas, como o comedouro apresenta umas altura elevada entre o nível das sementes e as paredes é muito raro haver desperdício de comida.
Ora bem, isto, apesar de ser uma solução aceitável também acarreta um inconveniente. Da mesma forma que não sai comida também não sai cascas o que faz com que haja necessidade de soprar a comida dos comedouros sempre que se quer colocar mais comida, uma vez que não queremos deitar fora as sementes boas que se encontram no fundo. É aqui que pode dar jeito uma máquina de limpar sementes no caso de se utilizarem muitos comedouros deste género.

É de salientar também que a madeira utilizada na construção destes comedouros não é a mais indicada, sendo preferível utilizar madeira de pinho, o que torna a destruição dos comedouros mais difícil por parte das aves. Eu apenas utilizei este tipo de madeira pois, como já foi referido, fi-lo com o objectivo de aproveitar os desperdícios de madeira da construção das gaiolas de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário