3 de dez. de 2010

TAMANHO X QUALIDADE

TAMANHO X QUALIDADE

Como criador e proprietário desse site, sou bastante procurado por iniciantes e criadores mais experientes querendo comprar pássaros bons e em geral melhor do que jé possuem, até aí normal. O engraçado, é que não raras vezes me deparo com o clássico pedido " Veja lá, quero dos grandes, hein " ou " Me mande bichos grandes " ou " Quero uns cavalos, tá ". Interessante que são muito poucos criadores que pedem qualidade ou pedgree, mas tamanho... Em vista disso, achei prudente escrever um artigo, que esclaresse esse tema aos criadores iniciantes e que deixasse claro que Tamanho não têm nada a ver com Qualidade !!!
Acredito que todos nós criadores já passamos por essa fase, e na minha opinião a fase 1 é sem sombra de dúvida a do tamanho e cores, em especial o violeta. A fase 2 é a fase da largura de cabeça, e a fase 3 tudo que se relaciona com penas, por ex: direcionamento, comprimento, colar baixo, tipos de pintas da máscara, armação ou topete, etc...

Então vêm a clássica pergunta: É possível um pássaro aliar Tamanho com Qualidade ? Sem dúvida que sim, no entanto, algumas considerações devem ser feitas: Em primeiro lugar, vamos definir uma simples "Escala de Tamanho" de 1 a 5, assim:

1) Medíocre

2) Pequeno

3) Médio

4) Grande

5) Gigante

Conheço alguns criadores, que são tão obcecados pelo tamanho do pássaro, que julgam ser esse o único quesito para avaliar a qualidade de um pássaro. Se os melhores pássaros fossem sempre os maiores, bastaria uma fita métrica na hora da exposição, e logo acharíamos os campeões.

Ora, é sabido entre nós criadores, que um pássaro de tamanho médio por exemplo, pode ser melhor ou extremamente superior que um pássaro exageradamente grande (gigante), que só possui tamanho e nada mais. Vejam, quero deixar claro que não tenho absolutamente nada contra pássaros grandes (grupo 4 ou 5) , no entanto eu evito criar ou usar pássaros do grupo 5 (gigantes). Particularmente já tive várias experiências ruins com pássaros gigantes, e cheguei a cunclusão, que não vale a pena, por vários motivos:

1) Tamanho não significa Qualidade, assim como Qualidade não significa Tamanho.

2) A grande maioria dos pássaros do grupo 5 (gigante), diria 90% a 95%, têm muita dificuldade de criar e quando conseguem, dão poucos filhotes.

3) Estão desatualizados, pois o padrão usado nos países mais desenvolvidos do hobby como Alemanha e Suiça, usam a cabeça com 1/3 em relação ao corpo.

4) Na grande maioria das vezes, têm postura ruim e acabam passando isso aos seus descendentes.

5) Muitos são gordos, e têm problema para voar.

6) Custam muito caro.

Além disso, se você gosta de pássaros Gigantes, procure acasalar 2 pássaros do grupo 4, e você terá, (pelo menos na teoria): Gigantes, Grandes e Médios. Já, se tentar acasalar 2 pássaros do grupo 5, a chance de se obter filhotes é muito menor e portanto desaconselhável, melhor que isso, é acasalar um pássaro grupo 5 e outro grupo 4.

Enfim, esses são somente alguns argumentos sólidos, e minha intenção com essa breve explanação acerca do "Tamanho X Qualidade", é desmistificar um pouco o que me parece ser uma "febre", e priorizar a Qualidade num todo ao Tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário