3 de dez. de 2010

Entendendo melhor os Fúlvos e Corpos Claros

Entendendo melhor os Fúlvos
 e Corpos Claros


     Os "fallows" ou "fúlvos" como são mais conhecidos aqui no Brasil, têm herança genética autossômica recessiva, ou seja, o gêne que determina essa mutação pode ser portado tanto pelo macho quanto pela fêmea, já que ele não ocorre no cromossomo sexual (halossômico).
     Vale lembrar que existem três tipos diferentes de fúlvos conhecidos. O "Fúlvo Alemão", que é o que ocorre na maioria absoluta dos exemplares fúlvos que vemos, têm o olho cor de cereja, um vermelho brilhante, bem diferente dos olhos dos exemplares "Inos" (albinos e lutinos). Eles possuem também uma íris branca em torno das pupilas. O corpo é bastante despigmentado, principalmente na parte frontal do peito e as penas apresentam melanina marrom, diferente da melanina preta e da feomelanina (melanina de tonalidade marrom apresentada pelos exemplares Canela). Há também outros dois tipos de fúlvos, o "Fúlvo Inglês", que tem fenótipo (aspecto físico) idêntico ao mutante alemão, só que não possui  íris nos olhos, e finalmente o "Fúlvo Escocês", também com a mesma aparência, porém com olhos cereja e íris rosadas.
     Uma curiosidade a respeito dos fúlvos, é que a descoberta da existência de tipos distintos de fúlvos se deu por acaso, quando um criador inglês acasalou dois fúlvos visuais e desse acasalamento só nasceram filhotes normais não mutantes, o que o levou a deduzir e posteriormente comprovar através de novos acasalamentos, que os dois fúlvos que ele havia acasalado eram produzidos por mutações provenientes de genes diferentes.
     O "Clear-Body" ou "Corpo-Claro", é uma mutação de herança genética halossômica "ligado ao sexo". Ela é  produzida por um gene que ocorre no cromossomo sexual (12º par) e portanto não pode ser portado pelas fêmeas, somente pelos machos.
     Nas aves, é a fêmea que determina o sexo do filhote, diferentemente dos mamíferos. O gene que determina a mutação Clear-Body é "alelo" do gene que determina o albinismo, ou seja, é uma apresentação em estado diferente do mesmo gene que determina o albinimo. Essa é uma das chamadas séries de "Alelos Múltiplos" que ocorem no periquito australiano.
     Normalmente os genes se apresentam em dois estados: Original e Mutante. No primeiro caso, Original ou Selvagem, é como os genes se expressam nos periquitos nativos, (Austrália), e que determinam que o periquito seja Verde Claro, como os periquitos australianos selvagens. No segundo caso, Mutante, o gene mutante apresenta um "defeito" na sua constituição e que acarreta em um aspecto visual diferente no exemplar, chamado "Mutação".
     O termo "Alelo Múltiplo" nada mais é do que o nome que se dá á um gene que apresenta mais de uma forma mutante diferente do mesmo gene, além da forma original (selvagem). No entanto, mesmo os estados diferentes de um mesmo gene, apresenta uma relação de dominância e recessividade entre eles.
     A mutação Corpo-Claro é determinada por um estado diferente do mesmo gene do albinismo, só que ela é Dominante em relação ao gene "Ino". Portanto, você pode ter por exemplo um macho Corpo-Claro portador de "Ino", e que acasalado com uma fêmea normal não-mutante vai gerar filhotes fêmeas 50% Corpo-Claros e 50% Inos, e filhotes machos normais, sendo 50% portadores de Corpo-Claro e 50% portadores de Ino.
     Você pode me perguntar, "mas o Clear-Body não é uma mutação de característica recessiva e ligada ao sexo, como ele pode ser Dominante em relação ao Ino" ? O que ocorre na realidade, é que nenhum gene é "Totalmente Dominante", ou "Totalmente Recessivo", ou até mesmo "Totalmente Codominante". Os genes tem o seu comportamento hereditário determinado sempre em relação à um outro gene equivalente.
     Sendo assim, um gene pode ter comportamento de "dominância" em relação à um determinado gene, e comportamento de "recessividade" em relação à um outro gene. É o que ocorre com o gene que determina o Clear-Body. Ele é Recessivo e ligado ao Sexo (halossômico) quando confrontado ao gene Nativo Não-Mutante, e Dominante quando confrontado à sua outra forma de apresentação que é o Ino, (albino ou lutino). Os exemplares apresentam o Corpo despigmentado e as rêmiges (penas maiores das asa) também com uma certa despigmentação.
     Assim como no caso dos fúlvos, os Clear-Bodys também se apresentam em tipos distintos como o "Texas Clear-Body"  ou Corpo-Claro do Texas, que é a mutação com que temos contato, e da  qual se trata a maioria absoluta dos Clears em todo o mundo, o "Clear-Body de Terranoe" e o "Clear-Body de Easley".

Nenhum comentário:

Postar um comentário