3 de dez. de 2010

Como Iniciar sua Criação de Periquito Inglês

Como Iniciar sua Criação de Periquito Inglês

Muitas pessoas, ao visitarem nosso criadouro e exposições, se entusiasmam com a beleza, o tamanho, a forma e o colorido dos Periquitos Ondulados Australianos (nome científico " Melopsittacus Undulatos"), aves essas originárias da Austrália, e cujo naturalista inglês Gould por volta de 1840, capturou alguns casais, na cor original - verde claro - e os levou para a Inglaterra, país onde se criam os melhores periquitos do mundo. São aproximadamente 15.000 criadores criando seletivamente e expondo em mais de 100 exposições anuais.
Depois do verde claro, diversos países do mundo já conseguiram mais de 30 mutações diferentes. Atualmente, entre os países que criam o Periquito Inglês, estão além do Brasil: Alemanha, Suiça, Suécia, Dinamarca, Itália, Portugal, França, Bélgica, Japão, Estados Unidos, Peru, Argentina e outros, sendo uma das aves mais conhecidas e comercializadas no mundo.


Iremos agora descrever como adquirir um bom plantel, falar sobre alimentação e assuntos correlatos. A escolha das matrizes para formação de um Plantel de boa linhagem, é fundamental para o criador que está iniciando. Sempre que possível, o criador iniciante deve adquirir aves novas e anilhadas, deve examiná-las cuidadosamente, e de preferência aconselhado por um criador consagrado. Para o iniciante, o que menos deve preocupá-lo quando da escolha de um periquito, é a cor e sim o tipo, a postura no poleiro, o tamanho da cabeça e a linhagem. O padrão adotado por todos os criadores no mundo é o do "Tipo Inglês". A diferença entre o macho e a fêmea é de fácil identificação, na sua maioria machos apresentam carúnculas azul (nariz), e as fêmeas marrom. A melhor época para adquirir filhotes e reprodutores é em fins de fevereiro, pois no Brasil a época de criação inicia-se em meados de agosto e termina em fevereiro, ou nas exposições que são realizadas durante o ano em vários Estados do Brasil.


Um outro detalhe bastante importante é a alimentação. Na mistura usamos 40% de alpiste, 40% de painço, e 20% de aveia. Oferecemos também em dias alternados milho verde, cenoura e beterraba, sempre muito bem lavados e higienizados. Diariamente é oferecida às aves uma farinhada caseira contendo cereais, proteínas, além de Avitrin Cálcio, Avitrin Complexo Vitamínico, Avitrin E e Avitrin Ferro, para evitar anemias e fortalecer o sistema imunológico.


Quanto às gaiolas individuais, existe uma variedade muito grande no mercado. A recomendada é cujo tamanho tenha 80 cm de comprimento, 45 cm de altura e 36 cm de profundidade, podendo ser utilizadas gaiolas menores dependendo da disponibilidade de espaço. Se faz necessário, para criar periquitos de boa linhagem, que os casais sejam colocados individualmente, para podermos controlar a paternidade e confeccionar os pedgrees. Não aconselhamos o acasalamento de periquitos de boa linhagem em colônias, pois além de não conseguirmos identificar a paternidade, não poderemos confeccionar o pedgree e rapidamente a linhagem estará toda degenerada. Os ninhos devem ser de tamanho maior do que os encontrados nas casas de aves, pois são pequenos e desconfortáveis para os periquitos de linhagem inglesa. Os que são utilizados como padrão têm as seguintes medidas: 32 cm de comprimento, 18 cm de altura, 18,5 cm de profundidade.


E finalmente, ao efetuarmos o acasalamento dos periquitos, aproximadamente 15 a 20 dias após, dar-se-á a postura do primeiro ovo, sendo que os mesmos são postos em dias alternados numa média de 6 ovos por postura, cujo período de incubação é de 18 dias. Após o nascimento dos filhotes, esperamos em média 10 dias para anilhá-los, e com 1 mês de vida, os mesmos deixam os ninhos e logo que notamos que já se alimentam sozinhos, os separamos dos pais (normalmente com 40 dias de vida). Futuro criador, como você pode ver, trata-se de um passatempo bastante agradável, onde podemos lidar com a natureza e com ela aprender cada vez mais, além de conhecermos novos amigos. Esperamos que você seja um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário