1 de jul de 2011

Mutação Eumo

"A mutação ”EUMO” surgiu em 1981 no criadouro do sr. Van Haaf, em Radewijk (Holanda). Na terceira ninhada de um casal AGATA x ISABEL amarelo, de filho com mãe, surgiram dois mutantes.

Ao nascer, assemelhava-se aos isabeis. Ao emplumar, constatou-se que havia algo diferente.

Principalmente um desenvolvimento de eumelanina negra não tão evidente quanto nos ágatas clássicos. No ninho, os mutantes possuíam olhos vermelhos como os isabeis.

Mais tarde os olhos permaneceram ligeiramente vermelhos.

Após a muda, o criador constatou tratar-se de um filhote macho e outra fêmea, mas como habitualmente acontece com as novas mutações, sua saúde era precária.

Foi a razão pela qual tornou-se difícil criar alguns ”EUMOS” puros nos anos seguintes. Os resultados de criação demonstraram que os filhotes mais saudáveis resultavam do acasalamento de puro x portador. Visto que no primeiro ano nasceu um macho e uma fêmea, supos-se ser o fator autonomo e recessivo, o que foi confirmado mais tarde.

Os Sres. Van Haaf e Jansens realizaram, durante vários anos, experiências de estudos com outras cores como ACETINADO, OPAL e FEO.

A melanina nestes era, entretanto, menos visível, porem mais fácil de identificar nas cores clássicas: verde e ágata.

Em 1992, vimos os primeiros ”EUMOS” de fundo vermelho no criadouro do sr. Van Boven, de Wichelen. Estamos convencidos que na serie dos mosaicos a mutação EUMO se destacara.

DENOMINAÇÃO

No momento em que surge uma mutação aparece o problema de Ihe dar um nome. A principio, o nome ”VAN HAAF” foi atribuído. Não e, entretanto, habitual dar-se o nome de um criador a uma mutação.

Quando da reunião do Comitê Técnico da Bélgica e da Holanda, propos-se o nome EUMO porque somente a eumelanina permanecia, ainda, visível, a feomelanina marrom não tendo nenhuma ação.

AÇÃO DO FATOR EUMO

O fator EUMO impede toda manifestação de feomelanina marrom e reduz ligeiramente a eumelanina.

Na serie negra, a eumelanina e de um negro mais acinzentado e na serie AGATA e mais de um cinza bege.

Existe, entretanto, nesta serie, uma grande variação. Participam aqui fatores tais como o INTENSO, NEVADO e o fator AZUL.

0 fator EUMO e semelhante ao fator acetinado, mas os pássaros das series negra e ágata possuem, ainda, estrias dorsais e nos flancos.

Os olhos vermelhos não são visíveis na serie negra, mas sim na serie ágata, com variações de tonalidade.

Em uma mesma cor podemos observar grandes diferenças na redução da melanina.

Algumas cores estão próximas do AGATA PASTEL, fenômeno que se produz igualmente na serie AGATA TOPAZIO MOSAICO. Constatamos que quanto mais surgem novas mutações, mais difícil se torna a questão. Estaremos sempre próximos de uma ou de outra cor já existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário