30 de jun de 2011

Os fatores intensos e nevados

O canário Ancestral é nevado e o fator intenso é uma mutação do fator primitivo.
Estes dois fatores influem, fundamentalmente, na estrutura das plumas e penas.
Em uma pluma de um pássaro nevado tantos as barbas como as bárbulas, são mais longas e conseqüentemente se compararmos as plumas de um pássaro nevado e de  um intenso, da mesma região de plumagem , a do nevado é maior.
As penas de um pássaro nevado apresentam uma zona despigmentada na extremidade e esta despigmentação é variável de individuo para individuo.
Como as plumas se colocam na plumagem como telhas em um telhado, à parte despigmentada das extremidades dá a impressão da plumagem ter sido atingida por uma névoa branca.
Na pena do pássaro intenso, menor e mais rígida, os pigmentos atingem as extremidades das barbas e bárbulas e a coloração é uniforme e normalmente se apresenta com um tom mais forte.
O pássaro intenso de concurso não deve apresentar qualquer nevadismo, mas, principalmente, as fêmeas intensas tem uma tendência mais acentuada em apresentar falha.
Face ao acima exposto, o pássaro intenso apresenta, normalmente, uma plumagem mais compacta e o contorno do pássaro é ligeiramente menor.
O fator mutante, o intenso, é denominante em relação ao nevado, e estão situados em um lócus de um autossomo, independendo pois, dos sexos dos genitores.
Apesar de alguns intensos apresentarem algum grau de nevadismo, considera-se que o fator intenso é dominante total sobre o nevado.
Existem dois tipos de canários intensos, que são o fator 1 e o fator 2 (duplo fator).
Vejamos os acasalamentos possíveis;


Nevado x Nevado
100% filhotes nevados
Nevado x Intenso
50% filhotes nevados 
50% filhotes Intensos
Nevado x Intenso(2F)
100% filhotes intensos
Intenso x Intenso
25% filhotes intensos (2F)
50% filhotes intensos
25% filhotes nevados

Intenso x Intenso(2F)
50% filhotes intensos (2F)
50% filhotes intensos

Intenso(2F) x Intenso(2F)
100% filhotes intensos (2F)
(Fator Letal)



Nenhum comentário:

Postar um comentário