3 de jul. de 2011

Canários de Canto, Cor e Postura

Canários de Canto

1. Malinois
Criado na região Belga de Malines. O seu canto baseia-se em dezassete estrofes, com tons graves e altos. Também é conhecido como o cantor de água.

Malinois












2. Harzer Roller

O seu canto tem quatro estrofes. Geralmente tem um canto suave, sem estridências. Cantam com o bico praticamente fechado.

Harzer Roller

3. Timbrado Espanhol

O seu canto é mais parecido com o do canário silvestre original. É um canto vital e cheio de energia. O seu repertório também é bastante variado.

Timbrado Espanhol



Canários de Cor

Estes dividem-se em dois grupos:
lipocrómicos e melánicos.

1. Lipocrómicos
Os lipocrómicos devem o seu nome ao pigmento que têm nas suas penas que se chama lipocromo. As suas cores podem ser várias: vermelho, amarelo, branco. Dependendo da intensidade e concentração do pigmento lipocromo, podemos diferenciar três tipos de aparências. Os mosaicos são os que têm este pigmento na zona facial, peito, ombros e uropígio principalmente. Os nevados são os que têm o aspecto de neve sobre as extremidades das suas penas devido ao pigmento. Os intensos têm o lipocromo estendido por todo o seu corpo o que lhes dá uma cor uniforme.

2. Melánicos
Pelo contrário, os canários melánicos têm a característica da melanina preta ou muito escura que formam no corpo do canário formas abstractas semelhantes a estrias. Esta classe também é diferenciada de acordo com a sua categaria, isto é, mosaico, nevado ou intenso em relação ao lipocromo.

Por último, os canários melánicos dividem-se da seguinte forma:
Melánicos Clássicos:
Canário Negro
Canário Castanho
Canário Ágata
Canário Isabel

Melánicos com melanina associada às anteriores:
Canário Pastel
Canário Asa Cinza
Canário Opala
Canário Phaeo
Canário Satiné
Canário Topázio
Canário Eumo
Canário Onix
Canário Cobalto

Canários de Postura

Nesta raça, o principal é o aspecto externo do animal. O que define a ave é a sua forma e posição, não a cor.
São divididos em dois grandes grupos: Os Frizados e os de Postura Lisa.
Actualmente existem 11 raças diferentes de Canários Frizados dos quais os mais imponentes são o Frizado Gigante Italiano e o Frizado Parisiense.

Os mais populares são os Canários de Postura de Plumagem Lisa dos quais se destacam:
Gloster
Tem uma plumagem suave e sedosa e o seu tamanho é reduzido, cerca de 11 centímetros. Existe com e sem poupa (Corona ou Consort).

corona e consort


Border
Tem a cabeça bem redonda. Os seus olhos são grandes e o bico relativamente curto. Corpo bem arredondado, tanto peito como dorso e plumagem bem brilhante. O seu tamanho anda à volta de 14,5cm mas admitem-se maiores.
Border












Crest
Existem duas variedades. Crested e Crestbred. O primeiro tem uma coroa que lhe tapa os olhos, com uma cabeça grande e arredondada. Tem também uma plumagem vasta. O Segundo tem uma cabeça larga em todos os sentidos. Geralmente mede uns 17 centímetros.
Crest















Norwich
É um canário curto e redondo cujo peito é cheio e largo. A cabeça é também redonda, larga e cheia com a fronte elevada e bico curto. A sua cauda é curta e cerrada. O seu tamanho é cerca de 16 cm

Norwich











Yorkshire
Trata-se de um canário de 17 centímetros de comprimento no mínimo, com a cabeça cheia e redonda. A sua posição é erguida e altiva. O seu corpo é redondo e afunila em direcção à cauda.

Yorkshire

Nenhum comentário:

Postar um comentário