11 de jul. de 2011

SAÚDE "ENTRA PELO BICO E SE INSTALA NA HIGIENE"

Saúde... "entra pelo bico e se instala com a higiene"

Humberto Heidrich
Canela – RS
Revista Pássaros ano 8 nro 41/2003
Retirado do site Criadouro Kakapo

Iniciamos por uma boa alimentação, sementes limpas e balanceadas: 60% alpiste, 20% colza, 10% niger, 10% aveia variando na muda da pena e nos dias frios com sementes que possuam mais óleo como a linhaça, ocupando o lugar do alpiste em 4%.

Aqui formulamos uma farinhada econômica e rica em nutrientes, que pode ser administrada durante os meses de cria no desmame e na manutenção de todo o plantel, variando as fórmulas abaixo:

- Farinha de milho fina e de boa qualidade 70%

- Amamenta leite em pó vitaminado para animais 10%

- Ovos duro com casca 10%

- Mel puro ,05%

- Farinha de carne ou soja 05%

No enriquecimento da farinha usamos especialmente na muda da pena, cenoura crua para os canários com fator vermelho e nos meses de cria, após a muda da pena todos os canários podem receber cenoura, para fortificarmos os canários, dar brilho as penas e fortifica-las usamos a Emulsão Scott (óleo de fígado de bacalhau) a 1,5% e polivitamínico de alta concentração POLIFORT em pó a 100g dando assim adeus as vitaminas colocadas na água de beber, concentrando tudo na farinhada.

Usamos também em dias alternados ou seja de 4 em 4 dias dois dentes de alho cru, Propolina L3, na proporção de 4cm por kilo de mistura. Nos custando por kilo de farinhada U$0,90 que da para tratar de 450 a 500 canários por dia. Processamos toda esta mistura no MULTIPROCESSADOR nos dando assim uma mistura bem equilibrada e de boa textura.

Estamos servindo aos canários e que nos diminuiu em 20% o consumo de sementes, ração inicial para pintos de um dia, o canário seleciona o que lhe convém como sais minerais e outros nutrientes indispensáveis para a manutenção de boa saúde para o plantel. Sirva em um comedouro dentro da voadeira, gaiola ou viveiro aberto do tipo banheirinha para que o canário possa selecionar o que gosta, você obterá ótimos resultados.

Não esqueça de oferecer aos canários folhas verdes como couve, espinafre em dias alternados durante os meses de cria ofereça couve todos os dias, os pais tratam melhor os filhotes. Lave-as bem e certifique-se da origem para evitar defensivos agrícolas.

No capítulo que trata de higiene, troque os papeis do fundo da gaiola em dias alternados, troque o piso de três em três dias cuide com os poleiros limpe-os de quinze em quinze dias. Utilize o pulverizador de mão com desinfetante do tipo pinho-sol a 3% coloque também um pouco de vinagre na mistura para evitar os piolhos dirigindo o j ato para o chão do canaril todas as fezes que você for varre-lo evitando poeira e ao mesmo tempo desinfetando o chão; use também SBP aerosol líquidos em jato rasteiros parai evitar a proliferação de ácaros que tanto nos atormenta é um ótimo acaricida e não prejudica o canários de dez em dez dias.

Vacine os canários antes do acasalamento e após o desmamei com IVOMEC uma gota na cocha arrancando mais ou menos umas trás peninhas friccione com a lateral do conta-gotas após a colocação da gota, agindo como vermífugo e acaricida.

Tudo isto parece difícil mas não é quando se tem amor pela canaricultura e gostamos de transmitir aquilo que na luta do dia a dia nos ensina e nos traz satisfação e resultados, faça o mesmo você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário