27 de jul de 2011

Como Saber se Meu Canario é Macho ou Fêmea?

Canário Macho ou Fêmea?
Este é um ponto em que muitos criadores iniciantes e até mesmo mais experientes tem duvidas.
Quem é criador há mais tempo deve saber bem do que eu estou falando.
Quem nunca acasalou dois machos ou duas fêmeas?

Então vou fazer um resumo do que tenho de experiência e também o que ouço dos mais velhos criadores para identificar um canário macho de uma fêmea.
No fim de cada explicação irei colocar entre parênteses, (DITO POPULAR) e (VERDADEIRO), lembrando que muitos ditos populares são muito usados e aprovados também.

1- Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem.
Só que para identificar por este método os filhotes já tem que ter uma certa maturidade. É quando se vê nas voadeiras os filhotes machos churriando(engrizando). Apesar de ser bem fácil de se ter um engano também e talvez demorar muito para o filhote expor seus dotes de cantor. (VERDADEIRO).

2- Sexagem. Método com 100% de eficácia e ainda você recebe um
certificado para comprovar posteriormente.
O problema deste método é o preço. Se você tiver poucas crias compensa, mas se tiver muitas ai a coisa começa a ficar inviável de se fazer por este método. (VERDADEIRO).

3- Pela cor. Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais marrom (feomelanina) que os machos.
Os canários mosaico tem dimorfismo sexual. O que significa isso?
Dimorfismo sexual é quando  macho e fêmea tem características diferentes.
Exemplo: nos mamíferos o leão macho tem juba, já a fêmea não tem.
Nas aranhas geralmente os machos são menores que as fêmeas.
Veja na foto abaixo o macho e a fêmea do canário mosaico: (VERDADEIRO).


4- Ovo. Vários criadores alegam que pela forma do ovo pode-se determinar o sexo do filhote, onde os ovos mais pontiagudos são machos e os mais redondos são fêmeas. (DITO POPULAR).

5- Pela cloaca. Pegue o canário na mão e sopre na área da cloaca dele.
Note que o macho a área fica mais para fora, enquanto que a fêmea não apresenta este mesmo desenho, veja a foto abaixo, pois é melhor ver do que explicar. Também nas fêmeas as penas que circundam a cloaca tem aparência de leque, enquanto nos machos tem a forma de tufo ou espanador. O abdômen da fêmea também é maior do que o macho
Este método o canário já tem que ter uma certa maturidade para que possa ser observado este fato. (VERDADEIRO).



 6- Pela linha dos olhos. A partir de uma linha imaginária, partindo do bico, direção aos olhos, geralmente às fêmeas tem os olhos acima desta linha, aparentemente justificado pelo fato disto permitir ver na hora da alimentação dos filhotes. Veja a montagem abaixo. (DITO POPULAR).

7- Cauda. Quando pegamos o canário na mão com o ventre pra cima o macho levanta o rabo.
(DITO POPULAR).

8- Linha e agulha. Essa é do tempo da vovó. Pegue uma agulha de costura e passe uma linha. Pegue o filhote na mão e segure pela ponta da linha, posicione a agulha a centímetros da cabeça do filhote. Se rodar é fêmea, se ir para frente e para traz é macho. Esse método é usado em mulheres grávidas, dizem que é infalível. Faça um teste. (DITO POPULAR).

9- Cabeça. Alguns criadores reconhecem pela forma da cabeça.
(DITO POPULAR).

10- Agressividade.  Normalmente os machos são mais agressivos, tem maior vivacidade e todo um porte mais avantajado. (VERDADEIRO).

Ficam aqui estas dez maneiras de diferenciar e reconhecer um macho de uma fêmea de canário.
Lembro que quando cito o “dito popular”, não quero dizer que não seja funcional e verdadeira é apenas uma maneira de diferenciar.

2 comentários:

  1. eles sao lindos principalmente os primeiros cnarios 1000000000000000000000000000000000000000.33333333333333333333333333333333333332222222222222222222214444444444444444444444444444444444 beijos ass

    ResponderExcluir
  2. aquele recado que tem varios beijos foi assinado por thamily

    ResponderExcluir