27 de jul. de 2011

OS POLEIROS

Nossos canários, comem, pousam, dormem, acasalam, brincam ou seja "vivem" sobre os poleiros, seria então de bom tom oferecermos produtos da mais alta qualidade aos nossos bichinhos.
Eu particularmente gosto de colocar poleiros de variados tamanhos na gaiola dos canários, assim eles poderão escolher em qual irão dormir ou passar a maior parte do tempo.
Os poleiros devem ser higienizados com freqüência pois podem acumular bactérias causadoras de doenças nos pés. A utilização de poleiros de vários diâmetros é problemática no sentido da manutenção dos mesmos, visto que teremos que ter poleiros sobressalentes de vários tipos.
Acredito serem os poleiros frizados e redondos são os mais indicados à criação de canários, visto que os frizos "meio que" massageiam as patas dos canários.
Os poleiros de plástico são também uma solução viável, mas há de se ter cuidado redobrado na higiene, visto que são ocos e podem esconder piolhos e outros parasitas.

Como limpá-los

Poleiro de madeira:
Pegue todos os seus poleiros e raspe com uma faca ou lixa, tendo o cuidado para não gasta-lo ou tirar farpas, lave-os muito bem com água, sabão e um pouco de água sanitária ou cloro.
Deixe secar muito bem, pois a água penetra na madeira e isso pode trazer problemas de friagem aos canários.

Poleiro de plástico:
Lave-os muito bem com água, sabão e um pouco de água sanitária ou cloro.
Deixe secar e coloque um pouco de Piolhaves ou Kill_Red no seu interior.
Nunca utilize poleiros quadrados, não são os mais recomendados, afinal de contas, você já viu uma árvore com galhos quadrados?
Como na natureza os pássaros vivem sobre os galhos, esses são redondos e de diferentes diâmetros, creio eu ser essa a melhor aproximação da natureza que podemos oferecer aos nossos pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário