27 de jul. de 2011

CRIAÇÃO DE HÍBRIDOS DO TARIN

CRIAÇÃO DE HÍBRIDOS DO TARIN

Hibridação tarin x canária – histórico
            A idéia da cor vermelha nos canários começou por volta 1920. Um alemão, Dr. Duncker foi quem desenvolveu o primeiro trabalho direcionado à obtenção de um canário de cor de fundo vermelha, a partir da hibridação Canário x Tarim. Segundo esse estudioso, os híbridos receberiam um fator vermelho do Tarim e um amarelo do Canário, o que produziria uma cor acobreada.
            E que o acasalamento de dois híbridos poderia produzir pássaros com características do Canário com a cor do Tarim, As fêmeas F1 mostraram-se estéreis e o processo teve que ser modificado, utilizando-se os machos F1 férteis com Canárias. Houve um retrocesso, com perda de cor. Ai sugeriu-se o uso Canárias Brancas Dominantes, com a intenção de que o lipocromo amarelo fosse mascarado e o vermelho não fosse afetado. Foram obtidos híbridos cobres e cinzentos de ambos os sexos e o fator branco dominante mascarou tanto o fator vermelho, como o amarelo. Numa terceira tentativa, usaram-se fêmeas Brancas com a intenção de aparecerem apenas vermelhos portadores de recessivo.
            Os machos F1 desse acasalamento eram cobres e as fêmeas cinzentas como as do Tarim.
As fêmeas F3 mostraram-se finalmente férteis e foram retocruzadas com machos F1. E repetindo-se os cruzamentos utilizando-se sempre os exemplares mais vermelhos e às vezes novamente com o Tarim, obtiveram-se aves de cor vermelho-laranja aceitáveis.
Essas aves tinham a estrutura do canário e o vermelho do Tarim e também, o amarelo do Canário. E após anos de seleções, por volta de 1930, o Sr. Henninger da Alemanha conseguiu finalmente um canário capaz de extrair da alimentação uma substância corante vermelha para as penas. O fator vermelho está sobre um autossoma e tem hereditariedade dominante incompleta, ou seja, se cruzamos um amarelo com um vermelho, teremos um tom alaranjado.
Outros cruzamentos
            A hibridação é o cruzamento de duas espécies, como canário com pintassilgo, dando normalmente aves excelentes cantoras. É possível fazer a hibridação de canário com:
            -LUGRE (Carduelis spinus)
            -PINTARROXO (Carduelis cannabina)
            -PINTASSILGO (Português) (carduelis carduelis)
            -“BIGODES”
            -VERDELHÃO (Carduelis chloris)
            -TENTILHÃO (Fringilla coelebs)
            -Cardinalito da Venezuela
            -Outras aves da família dos fringilídeos.

Fonte: Bernardino,Revista SANO 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário